Uma terra para
bater recordes de produção.

NOTÍCIAS

Paraná é convidado a apresentar soluções para Agenda 2030 na ONU

O trabalho de referência na efetivação da Agenda 2030 fez com que o Paraná fosse convidado para mostrar a 80 líderes mundiais, os avanços na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos âmbitos estadual e municipal. O convite foi feito pela World Family Organization (WFO) e a apresentação acontece na próxima segunda-feira (15) na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

 

 

A agenda abre uma série de compromissos que uma missão do Paraná vai cumprir nos Estados Unidos. No dia seguinte (16), o governador Carlos Massa Ratinho Junior participa do Fórum das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ( High-Level Political Forum). A participação do Paraná ocorre durante a etapa da conferência da ONU que reúne chefes de estado e lideranças mundiais da sociedade civil.

 

 

A programação nos Estados Unidos prevê também a realização da terceira edição do Paraná Day, a primeira internacional, no dia 17, na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, também em Nova York. O encontro empresarial será em parceria com o Banco do Brasil e a Agência Paraná de Desenvolvimento, já contendo cerca de 200 participantes inscritos.

 

 

GESTÃO – A agenda segue no dia 18, com encontro no escritório da Microsoft. O compromisso tem como objetivo ampliar as discussões em torno de tecnologias voltadas a administração pública. As conversas entre o Estado e a empresa já foram iniciadas junto a unidade da companhia que coordena as operações na América Latina.

 

 

O governador Ratinho Junior afirma que reunião nos EUA ajudará a avançar na ideia de uma parceria entre o Paraná e a Microsoft. “Há interesse comum em transformar o Paraná em um case de eficiência da gestão pública, um modelo para outras administrações”, afirma ele.

 

 

Os últimos compromissos da missão paranaenses serão visitas técnicas à polícia de Nova York para troca de experiências na área de segurança.

 

 

EXEMPLOS – A missão paranaense que se apresentará no evento da WFO terá os custos bancados pela própria organização, que fez o convite ao Governo do Paraná sustentando a necessidade de aproximar estados e municípios da discussão global sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

 

O grupo do Paraná mostrará exemplos do Estado na implementação da agenda, um trabalho que ganhou mais visibilidade a partir do reforço na interação do Estado com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A instituição auxiliará alguns países e regiões a atingirem os 17 Objetivos e 169 metas propostos pela ONU.

 

 

FÓRUM – O tema volta à pauta na terça-feira (16). Desta vez, o governador Carlos Massa Ratinho Junior mostrará com detalhes, durante o High-Level Political Forum, as maneiras encontradas pelo Paraná para buscar atender as 17 orientações da Organização, respondendo à Agenda 2030.

 

 

O HLPF ocorre anualmente e é a principal plataforma das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável e tem como papel central o acompanhamento e revisão da Agenda 2030 para o desenvolvimento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nível global.

 

 

 

                                Agência Paraná de Desenvolvimento participará da primeira edição internacional do Paraná Day

 

 

Depois de participar dos eventos de Curitiba e Brasília, será a vez da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) participar do Paraná Day em Nova York. O diretor-presidente da APD, Eduardo Bekin, e o diretor técnico, Giancarlo Rocco, comparecerão à primeira edição internacional do evento, que visa atrair novos investimentos estrangeiros para o Estado. O fórum ocorrerá no dia 17, na sede da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. A iniciativa tem o apoio do Banco do Brasil.

 

 

O governador Ratinho Junior falará sobre os potenciais do Estado para cerca de 200 pessoas que já estão inscritas para o encontro. Serão apresentadas oportunidades de investimento na área de infraestrutura (rodovias, aeroportos e ferrovia), além de possibilidades de Parcerias Público Privadas para construção e administração de hospitais e presídios, entre outras.

 

 

O diretor-presidente da APD, Eduardo Bekin, mostrará os benefícios de investimentos no estado do Paraná. Além de ser uma das cidades mais ecológicas do planeta, Curitiba possui um dos melhores sistemas de transporte coletivo do mundo.

 

 

Fonte: AEN

 

 

 

 

Postado em: 12-07-2019