Uma terra para
bater recordes de produção.

NOTÍCIAS

Agência Paraná de Desenvolvimento realiza oficina do PMAI em Piraquara

Representantes da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) estiveram, nesta quinta-feira (22), no auditório da Vila da Cidadania de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, para realizar a oficina do Programa Municipal para Atração de Investimentos (PMAI). O gerente técnico, Jean Carlos Alberini, e os consultores técnicos em desenvolvimento, Luciano Menegazzo e Bruno Banzato, foram os responsáveis pela oficina.

 

 

Esse foi o terceiro encontro com representantes de Piraquara, mas o primeiro que  contou com a presença de vereadores, secretários, empresários e comerciantes da cidade.  Os principais assuntos apresentados pela equipe, foram o debate sobre o desenvolvimento econômico local, a logística, a capacitação de mão de obra e a cultura local, além da realização de uma pesquisa de percepção do município. Todas as três fases do projeto foram apresentadas para os participantes. O gerente técnico, Jean Carlos Alberini, acredita que a cidade tem um potencial muito grande, desde o setor de turismo até a geração de empregos. “Hoje nós já estamos trabalhando com mais de 20 municípios, gerando mais de 60 projetos. O objetivo, primeiramente, é criar convergência entre as entidades para podermos realizar planejamentos sobre o desenvolvimento local”, explica Alberini.

 

 

 

“Piraquara já tem uma grande vantagem pela logística da cidade, o projeto agora é aproveitar esse fator para atrairmos investimentos que venham daqui e não de fora”, concluiu.

 

 

A oficina contou com um ótimo público o que demonstra a importância do PMAI para a cidade. Foram mais de 60 participantes que participaram e contribuíram com o programa.

 

A cidade gira mais de 17 milhões de reais por mês e a maior parte da alocação de serviços está localizada na administração pública, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Para o dono da Influx de Piraquara, Nelmerson Dias, muitas itens contidos na pesquisa de percepção fazem falta para o município. “Acredito que a implantação do PMAI é algo que terá muito a agregar. Nós percebemos uma falta de cuidado com o poder público e com a prefeitura de Piraquara, a realização do programa é fundamental”, relatou Dias.

 

 

 

 

Para o consulto técnico em desenvolvimento, Luciano Menegazzo, a ideia é identificar o que tem no município tem no município acima da média do estado, desenvolvendo o programa através disso. “Ao invés de importarmos algum produto, primeiro devemos verificar se não podemos produzir esse produto aqui no município. Assim podemos gerar empregos e melhorar a economia do estado”, explicou.

 

 

Segundo o consultor de viagens da MAP Turismo, Adriano Ribeiro, a cidade de Piraquara tem o mesmo potencial turístico de Gramado-RS. “O planejamento a longo prazo é muito importante, nós precisamos pensar no futuro, a cada gestão que se passa deve ser mantido o mesmo projeto e a mesma ideia. O turismo do município é gigante, nós precisamos investir e inovar nesse setor”, afirmou Ribeiro

 

 

O Programa Municipal para Atração de Investimentos tem a finalidade de oferecer aos municípios estratégias de promoção de investimentos que envolvem os principais atores locais, levando em conta os potenciais endógenos da região. Com o objetivo de avaliar quais são as dotações internas de fatores (mão de obra, infraestrutura e áreas) dentro do município; de mensurar indicadores que classifiquem os municípios em grau de dificuldade; desenvolver estratégias de divulgação da região (marketing); reunir as lideranças locais para a definição de estratégias de ação para os problemas levantados; e criar condições internas para atração de investimento.

 

 

 

Já foram realizados 10 Programas Municipais para Atração de Investimento, são eles: Apucarana, Araucária, Jaguaraíva, Londrina, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhas, São Mateus do Sul, Umuarama e União da Vitória.

 

 

 

 

 

 

Postado em: 22-08-2019