Uma terra para
bater recordes de produção.

NOTÍCIAS

Foz do Iguaçu recebe eventos sobre atração de investimentos

O Governo do Estado promove hoje, 13 de setembro, pela manhã, em Foz do Iguaçu, o Paraná Investment Meeting, encontro que tem como objetivo mostrar o potencial do Estado para empresários, investidores e órgãos regionais envolvidos em atividades de prospecção de investimentos. O evento ocorrerá durante a Conferência Latino-Americana de Investimentos, que se estende até a tarde do dia 14.

 
Realizado pela Agência Paraná Desenvolvimento, o Paraná Investment Meeting será composto de dois paineis. O primeiro contará com a participação da Secretaria da Fazenda e tem como foco apresentar o programa de incentivos Paraná Competitivo, que neste ano foi ampliado para mais setores como e-commerce, comércio atacadista e varejista.

 
De acordo com o presidente da Agência, Adalberto Netto, há mais 90 projetos em análise no Programa, os quais somam R$ 6,8 bilhões. “Desse volume, metade é de empreendimentos do agronegócio. Outros projetos são dos setores automotivo e do setor de papel e celulose”, diz. Segundo Adalberto, a intenção é estimular investimentos ligados às cooperativas na região Oeste.

 

O segundo painel reunirá Luiz Fernando Vianna, Presidente da Itaipu Binacional, Antonio Sérgio Guetter, Presidente da Copel, Mounir Chaowiche, Presiddesenvolvimento, e Jonel Iurk, Presidente da Compagas. Juntos, eles debaterão sobre o papel que os investimentos em energia, telecomunicações, água e gás têm no desenvolvimento e atratividade do Paraná, auxiliando na competitividade das empresas e na sustentabilidade das comunidades.

 

A partir do período da tarde, iniciam-se os paineis da Conferência Latino-Americana de Investimentos. Organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) em parceria com a Agência Paraná de Desenvolvimento, o evento reunirá representantes de agências de atração de investimentos de toda América Latina, além de executivos de empresas multinacionais.

 

Durante dois dias, os participantes da Conferência vão discutir maneiras de ultrapassar barreiras de produção, comércio e investimentos e como fortalecer a posição da América Latina como destino global para negócios. Serão apresentados painéis temáticos sobre estratégias de investimentos das empresas, o papel das agências de atração de investimento, as novas tecnologias e a indústria 4.0, desenvolvimento sustentável, inovação e startups, entre outros.

 
O objetivo do encontro, segundo o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, é debater e apresentar modelos inovadores para a atração e facilitação da entrada e expansão de empresas estrangeiras no mercado latino-americano. “O debate entre atores relevantes e a consequente troca de experiências acerca das melhores práticas e metodologias vão ajudar a capacitar as agências de atração de investimentos da América Latina”, afirma.

 

O evento também irá promover um ambiente de colaboração entre agências, o que deve resultar em maior intercâmbio e novas parcerias entre províncias e países da América Latina. Além disso, também servirá para destacar a importância das agências de atração de investimentos para o desenvolvimento econômico de cidades, estados e países.

 

PARTICIPAÇÕES – Além dos presidentes da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, e da Paraná Desenvolvimento, Adalberto Netto, a cerimônia de abertura da Conferência contará com o presidente da Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimentos (Waipa, em inglês), Bostjan Skalar; o diretor brasileiro da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), Carlos Mussi; o representante no Brasil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Hugo Florez; o secretário estadual do Planejamento, Juraci Barbosa; e o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro.

 
Estarão também nos debates nomes como Paulo Stark, CEO da Siemens; Sudhi Bangalore, vice-presidente Global da WIPRO; Alan Holzmann, diretor de estratégia do negócio de caminhões da Volvo; Marcia Nejaim, diretora de negócios da Apex-Brasil; e Ronaldo Ribeiro, diretor industrial do Grupo O Boticário, além de outros executivos, representantes de agências de promoção de investimento, secretários ligados a comércio, indústria e investimento das principais economias da América Latina e autoridades governamentais.

 

 

Clique aqui para saber mais sobre a Conferência Latino-Americana de Investimentos.

 

Com informações da: AEN

 

 

 

Postado em: 13-09-2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *